De acordo com as leituras, as observações e entrevistas realizadas ao longo do projeto, pôde-se observar que a interação da criança com o computador deve ocorrer quando esta despertar seu interesse pelo instrumento e puder compreender o seu funcionamento básico (mouse-seta), mas que antes deste contato a criança deve ter tido atividades mais concretas para exercício de concentração, atenção e coordenação, por exemplo, para articular movimento e atenção simultaneamente, como é preciso no manuseio com o computador. Podemos evidenciar esta explicação na entrevista feita com o professor da escola particular do município de Campo Bom, assim também como a faixa etária que a criança deve iniciar o contato com o instrumento informatizado, ele acredita que crianças a partir de 2/3 anos possam ter contato com o computador desde que este contato seja mediado por pais e/ou professores e que seu tempo deve ser moderado, segundo Alberto Filho (2008) "o software infantil pode ter seu espaço em casa, se for usado com sabedoria (...) 10 ou 15 minutos a cada vez", enfatizando a importância do tempo limitado e da idade inicial quando fala "mesmo crianças na faixa entre 2 e 3 anos, podem ser prejudicadas, pois deixarão de exercer atividades normais, essenciais para seu crescimento físico e emocional, e poderão desenvolver além de doenças próprias do stress adulto, dificuldades para relacionar-se com outras pessoas, e indiferença com as coisas do mundo real", ainda, "não cometa o erro de empurrar o computador em cima de uma criança que esteja fora da faixa etária permitida, quer dizer, menores de 2 anos de idade. Assim mesmo, use apenas softwares específicos e claramente voltados para esse público. Não se deve esquecer, que sendo apenas um brinquedo, as atividades serão por tempo limitado, e deverão ser monitorados pelos responsáveis (...)", teorizando assim o fala do professor quando diz que o contato da crianças com o computador deve ser mediado pelo adulto, e seu tempo controlado, para que não deixe de exercer outras atividades importantes para seu desenvolvimento.
Entramos aí num campo fértil de discussões, as interações que ocorrem no universo informatizado, das aulas de informática, no qual podemos problematizar vários aspectos como: o preparo do professor; as práticas pedagógicas; o papel do computador na construção do conhecimento; a ação da criança sobre o computador e acima de tudo, qual é o papel da tecnologia na educação.
Referências Bibliográficas:
http://sitededicas.uol.com.br/artigo2.htm - revisado por Alberto Filho ( Fevereiro/2008)
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