PESQUISA
Realizei minha pesquisa em uma Escola da Rede Municipal de São Leopoldo.
As informações foram obtidas através da professora responsável pelas aulas de informática, a mesma tem Pós-graduação na área de informática.
Por questões financeiras e de espaço físico o tempo dispensado para que ocorram às aulas de informática é bem restrito.
A escola possui 6 computadores antigos, estavam para receber mais 4 novos.
As aulas do 1°ano à 4ª série, acontecem uma vez por semana durante 30’ e as aulas de 5ª à 7ª série são agendadas e este tempo é dedicado para que os alunos façam pesquisas referentes às outras disciplinas. As turmas que tem um número maior de alunos são divididas, uma parte dos alunos fica na informática e outra em projetos não referentes à informática.
Quanto aos professores, o município não exige formação na área de informática, bastam os mesmos apresentem interesse pelas aulas.
Nem todos os professores estão comprometidos com as aulas de informática, alguns lutam contra não cedendo espaço na suas disciplinas para que os alunos participem.
O objetivo pedagógico da aula de informática é fazer com que o computador seja uma ferramenta que auxilie no aprendizado através da alfabetização digital, desenvolvida através de projetos.
Quanto aos softwares utilizados: enciclopédia Encarta, Coleção criança 2- História, Matemática e Raciocínio, As Caça-Pistas e outro baixado pela internet
De acordo com a professora os alunos despertam mais interesses pelos softwares que apresentam desafios, exigem raciocínio e principalmente os softwares de jogos.
Fazer análise se um software é educativo ou não, requer muito conhecimento, tanto na parte da informática como no que diz respeito à pedagogia, no meu ponto de vista é uma tarefa difícil. Acredito que esta análise deverá ser feita pelo professor que, deve levar em consideração seus objetivos pedagógicos e a faixa etária das crianças envolvidas no processo de aprendizagem.
Durante a minha pesquisa observei algumas crianças e percebi o quanto para elas é importante o contato com a tecnologia, para a grande maioria representa um momento único, onde elas podem aprender brincando através do computador que é uma aquisição tão distante dentro de suas realidades.
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