Entrevista com um profissional da área de informática - Escola particular do município de Campo Bom
Professor entrevistado é responsável pelo atendimento as crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Formação: Cursando Pedagogia (em andamento)
Licenciatura em Computação (Trancado)
Em que consiste a sua metodologia de trabalho?
Proporcionar ao aluno momentos lúdicos buscando trabalhar valores e conceitos importantes para o desenvolvimento da sua percepção e o seu despertar para o aprendizado.
Qual a sua opinião sobre quando se deve iniciar o contato da criança com o computador? Em que idade? Por quê?
Na minha opinião a criança pode ter contato com o computador a partir do momento que este despertar o seu interesse e que ela consiga compreender o seu funcionamento básico ( a relação do movimento do mouse “físico” com a seta “virtual” ). Porém acredito que esse início só deva ocorrer se a criança tiver muitos outros estímulos para outras atividades mais concretas e o tempo do uso do computador seja controlado. Muitos criticam o uso do computador com crianças muito pequenas ( 2, 3 anos ), mas entre proporcionar atividades no computador ( com a interação ou mediação de pais ou professores ) e deixar as crianças sozinhas frente à televisão, opto pelos computadores.
Quais os softwares mais usados nas aulas de informática para a educação infantil e séries iniciais? Quais os critérios avaliados para o seu uso? São levados em consideração: a faixa-etária dos alunos, seus conteúdos, preferência dos alunos? O que eles, os softwares, devem oferecer?
Softwares bastante utilizados: GCOMPRIS (Linux), TUXPAINT, Coelho Sabido, Sebran, Mini Sebran, Paint.
Sites: Redescola, Portal Positivo, Iguinho, Turma da Mônica.
Critério: Facilidade no uso, interface gráfica amigável e atrativa, possibilidades de interação e criação desenvolvimento de seqüência e raciocínio lógico.
O uso dos softwares deve sim levar em consideração, faixa-etária, conteúdos e preferência dos alunos. Este último nem sempre, mas dentro do possível a informática tem como objetivo proporcionar um aprendizado prazeroso.
Professor entrevistado é responsável pelo atendimento as crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Formação: Cursando Pedagogia (em andamento)
Licenciatura em Computação (Trancado)
Em que consiste a sua metodologia de trabalho?
Proporcionar ao aluno momentos lúdicos buscando trabalhar valores e conceitos importantes para o desenvolvimento da sua percepção e o seu despertar para o aprendizado.
Qual a sua opinião sobre quando se deve iniciar o contato da criança com o computador? Em que idade? Por quê?
Na minha opinião a criança pode ter contato com o computador a partir do momento que este despertar o seu interesse e que ela consiga compreender o seu funcionamento básico ( a relação do movimento do mouse “físico” com a seta “virtual” ). Porém acredito que esse início só deva ocorrer se a criança tiver muitos outros estímulos para outras atividades mais concretas e o tempo do uso do computador seja controlado. Muitos criticam o uso do computador com crianças muito pequenas ( 2, 3 anos ), mas entre proporcionar atividades no computador ( com a interação ou mediação de pais ou professores ) e deixar as crianças sozinhas frente à televisão, opto pelos computadores.
Quais os softwares mais usados nas aulas de informática para a educação infantil e séries iniciais? Quais os critérios avaliados para o seu uso? São levados em consideração: a faixa-etária dos alunos, seus conteúdos, preferência dos alunos? O que eles, os softwares, devem oferecer?
Softwares bastante utilizados: GCOMPRIS (Linux), TUXPAINT, Coelho Sabido, Sebran, Mini Sebran, Paint.
Sites: Redescola, Portal Positivo, Iguinho, Turma da Mônica.
Critério: Facilidade no uso, interface gráfica amigável e atrativa, possibilidades de interação e criação desenvolvimento de seqüência e raciocínio lógico.
O uso dos softwares deve sim levar em consideração, faixa-etária, conteúdos e preferência dos alunos. Este último nem sempre, mas dentro do possível a informática tem como objetivo proporcionar um aprendizado prazeroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário