Vivemos um novo paradigma, um novo paradigma de sociedade, a sociedade do conhecimento e da tecnologia. Cada vez mais cedo nossas crianças estão indo para a escola, tendo os primeiros contatos com o computador,
"o computador pode ser um importante recurso para promover a passagem da informação ao usuário ou facilitar o processo de construção de conhecimento. No entanto, por intermédio da análise dos softwares, é possível entender que o aprender ( memorização ou construção do conhecimento) não deve estar restrito ao software, mas à interação do aluno-software. Como foi mostrado por Piaget, o nível de compreensão está relacionado com o nível de interação que o aprendiz tem com o objeto e não com o objeto em si"(Valente, 1999, p.71)
meio pelo qual adentram no mundo tecnológico, virtual; claro que, muitas destas crianças que iniciam sua vida escolar aos 2 ou 3 anos já tiveram algum contato com o computador. Mas o que preocupa é: com que idade deve-se iniciar o contato com o computador? Como deve ser este momento? Assim também, com o conteúdo que estarão interagindo: Como deve ser o software para as crianças? até que ponto estes exercem influencia positiva ou negativamente na aprendizagem das crianças?
Partindo destes questionamentos, podemos voltar o nosso olhar para as instituições escolares, tanto de Educação Infantil quanto de Ensino Fundamental. É crescentre a oferta de aulas de informática, de laboratórios bem equipados com computadores de última geração, mas aí surgem novas dúvidas: Será que estes computadores modernos ajudarão na aprendizagem do aluno? Será que o tempo e o espaço da aula de informática são bem aproveitados, de qualidade? E os profissionais responsáveis pela área, são capacitados para que este momento seja de qualidade? Estes são alguns questionamentos que nortearão a nossa pesquisa, a fim de conhecermos um pouco sobre o universo da informática em nossas escolas e descobrir meios para que a aprendizagem seja realmente de qualidade.
O trabalho partirá de observações em escolas que possuem laboratório de informática, entrevistas com os profissionais responsáveis, como também da análise de algum software utilizado na escola observada.
Referência:
Valente, José A. (Org). O computador na sociedade do conhecimento. In: Valente, José A. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na Educação. Campinas, SP. UNICAMP/NIED, 1999. p. 71-85. http://www.ulbra.tche.br/~magda/edumat/aswvalente.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário